Sobre a UPCB

 
     A Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae - UPCB - é um centro de estudos, que tem como missão primordial promover a pesquisa científica em favor da conservação da família Bromeliaceae e dos ecossistemas onde vivem. Foi inaugurada em 9 de junho de 2003 e está localizada no campus da Universidade Federal de Viçosa, no Estado de Minas Gerais, Brasil. Reúne pesquisadores associados inte-grantes de diversas instituições brasileiras e estrangeiras, abrangendo as mais diferentes áreas da ciência. Além de desenvolver pesquisas, a UPCB promove também atividades de extensão e de educação ambiental.
     A UPCB ocupa um espaço aproximado de 1.200 m², onde estão instalados uma coleção de bromélias vivas, um jardim temático e um setor de propagação. Além disso, possui sala de aulas, laboratório e espaço destinado à atividades de educação ambiental. A coleção botânica é a base da pesquisa da UPCB, agrupando cerca de 1.000 espécies de todo o continente, com ênfase para as bromélias dos ecossistemas brasileiros. Esse acervo de plantas vivas, possui hoje diversas espécies ameaçadas de extinção da flora do Brasil.
      No jardim temático estão representados seis ecossistemas brasileiros e suas bromélias: Mata Atlântica, Campos de Altitude, Restinga, Campos Rupestres, Cerrado e Caatinga. Nesse jardim, através de trilhas sinuosas, é possível ao visitante conhecer um pouco da riqueza e diversidade dos ecossistemas brasileiros. É destinado a cursos, aulas e em especial ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental com estudantes do ensino fundamental e médio.
      O setor de propagação destina-se não somente a multiplicação de bromélias de interesse comercial, cuja venda gera recursos revertidos em favor da UPCB, mas principalmente de espécies de interesse prioritário para projetos de conservação, especialmente as que se encontram sob algum grau de ameaça. Para isso, são desenvolvidas diversas pesquisas agronômicas e de micropropagação in vitro.

 
 
Prof. Cláudio Coelho de Paula
Coordenador da Unidade de Pesquisa e
Conservação de Bromeliaceae - UPCB.

 

 

 
 « Página inicial